domingo, 14 de julho de 2013

ANTES DO POR DO SOL




Este romance do diretor Richard Linklater, Antes do Por do Sol (2004), tem como protagonistas Jesse Wallace, interpretado pelo ator Ethal Hawke, e Celine, pela atriz Julie Delpy.
Este é o segundo filme do casal, como uma continuidade do primeiro, Antes do Amanhecer ( 1995), quando Jesse e Celine na idade dos 20 anos se conhecem em uma viagem de trem para Viena e vivenciam uma paixão tórrida de juventude, jamais esquecida por ambos.
Neste filme realizado 9 anos após o primeiro, Jesse Wallace, já um conhecido escritor americano, vai para Paris para o lançamento do seu novo romance onde narra justamente a história dos dois jovens. Celina vai na livraria onde acontece o evento e encontra  Jesse, depois desses anos todos sem se comunicarem.
Eles passam uma tarde juntos, conversando e discutindo sobre a vida de ambos, o significado do encontro na vida deles, e no fundo do coração, eles nunca se esqueceram e aquele encontro foi um despertar de consciência sobre a vida atual deles. Jesse está casado, tem um filho e vive um relacionamento infeliz. Celine trabalha para uma organização de proteção ao meio ambiente, namora um fotógrafo e é inconstante nos relacionamentos.
São 90 minutos de diálogo franco, direto, cada um se expondo para o outro com uma naturalidade incrível, ao mesmo tempo que andam pelas ruas de Paris, pelo Rio Sena, como se estivessem simplesmente passeando e conversando, como se o passado tivesse parado nestes nove anos e eles tivessem a reatar algo que ficou trancado em algum lugar do passado.
É interessante observar no primeiro filme uma paixão juvenil, inconseqüente, meio louca, sonhadora, de chegar ao ponto de marcar um encontro para 6 meses depois, mas sem sequer trocar telefone ou endereço. Já neste filme observamos pessoas com certa maturidade, com questionamentos sobre suas vidas, seus desejos e desilusões amorosas, ambos deprimidos e melancólicos, insatisfeitos, e há um sentimento de perda e ganho por este reencontro.E a chama do amor retorna para estas 2 pessoas, como uma nova chance de encontrar a felicidade.
Os atores Ethal Hawke eJulie Delpy têm uma interação cativante e envolvente, uma atuação de incrível naturalidade, e este segundo filme só faz afirmar a química que eles possuem e o quanto eles cresceram como atores após estes anos.
Belíssimo filme, um romance simples, direto, olho no olho, sem apelos cinematográficos, que nos faz repensar os valores da vida e o verdadeiro significado do amor. E o diretor sempre deixa um final aberto numa sugestiva construção do filme, deixando-nos questionar se eles continuarão aquele romance. Para saber, assista o terceiro filme Antes da Meia Noite (2013), realizado 9 anos depois deste filme, já postado neste blog.
Este filme foi indicado ao Oscar 2004 na categoria de Melhor Argumento Adaptado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário