quinta-feira, 14 de novembro de 2013

O MORDOMO DA CASA BRANCA




O filme O Mordomo da Casa Branca, um drama inspirado na história real de um mordomo que serviu por anos vários presidentes da Casa Branca, tem a direção do talentoso Lee Daniels, diretor também do filme Preciosa – uma História de Esperança.
O roteirista Danny Strong se inspirou nas entrevistas deste afro-americano que trabalhou junto aos presidentes norte-americanos, e a partir daí, fundiu varias tramas, e com isso desenvolveu várias histórias . Um verdadeiro resumo da história política norte-americana no século XX, tendo como pano de fundo o racismo norte-americano.
O filme inicia em 1926, o menino Cecil, depois de passar por muitas agruras e maus tratos em uma fazenda de algodão, onde seus pais trabalhavam. Quando seu pai é assassinado na sua frente, é transformado em criado da casa de fazenda pela matriarca  (Vanessa Redgrave), que lhe ensina toda a arte de servir, inclusive não esquecendo sua condição de negro, tendo que aprender a ¨se tornar invisível¨, como serviçal nas casas dos brancos.
Anos depois, Cecil Gaines ( Forest Whitaker) vai trabalhar em um hotel de luxo, onde muitos políticos se hospedavam. Casa-se com Glória ( Oprah Winfrey),  tem dois  filhos, sempre lhes passando os ensinamentos que considera importante para conviver com o racismo e a subserviência dos negros.
Quando é convidado para trabalhar como mordomo na Casa Branca, com muitas exigências de horários de trabalho, cria uma insatisfação com sua esposa, que se torna viciada em bebida. Seus filho mais velho Louis (David Oyelowo) não aceita a passividade do pai diante do racismo tão forte nesta época nos EUA. Seu filho passa então a fazer parte do grupo intitulado Panteras Negras, que eram preparados para enfrentar os brancos, sem violência.
Cecil Gaines serviu por trinta anos vários presidentes, políticos e seus convidados.
Em narração pelo protagonista o mordomo Cecil Gaines, este drama é intercalado e recheado de ótimos diálogos. Há um envolvimento do espectador com a vida do mordomo, com a luta contra o racismo nos Estados Unidos, através de muitos dramas e cenas de muita tensão, que em alguns momentos chega a nos inquietar.
Com um elenco formado por grande atores como Forest Whitaker como o mordomo Cecil Gaines, Oprah Winfrey como Glória, Jane Fonda como Nancy Reagan, Cuba Gooding Jr. como presidente Carter, John Cusack como Richard Nixon, Robin Williams e muitos outros, é um  filme que ao narrar a vida deste mordomo, mostra a política norte- americana e principalmente as questões raciais neste País.
Vale ressaltar a figura exemplar do mordomo através da forte atuação do ator Forest Whitaker e a fantástica Oprah, como sua esposa., numa caracterização incrível.
Um ótimo filme, que se aproveita de uma dramática história real para contar a história do racismo nos Estados Unidos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário